Translate

quinta-feira, 28 de março de 2013

Chapéu Seletor

O Chapéu Seletor (em Portugal Chapéu Seleccionador) é um objeto mágico pertencente à série de livros de Harry Potter. Ele possui uma aparência velha e suja, tipicamente associada a objetos de bruxos. O chapéu seleciona os alunos para cada uma das casas da escola.

O começo
 Originalmente, o chapéu pontudo de bruxo que hoje é o chapéu seletor, pertencia a Godric Gryffindor. Ele foi enfeitiçado pelos quatro bruxos fundadores da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, com um bocado de suas mentes e outro tanto de suas personalidades. Isso ocorreu porque, quando Hogwarts foi fundada, os quatro fundadores determinaram para cada um, uma Casa, que representaria muito da personalidade de cada bruxo fundador. Portanto, cada aluno que chegasse à escola era escolhido de acordo com os fundadores para a casa onde melhor se encaixasse.
Acontece, que eles precisavam criar uma maneira de separar os alunos futuramente, quando não estivessem mais presentes para fazê-lo. A idéia de Gryffindor, foi então enfeitiçar o chapéu.

Cerimônia de Abertura

Hoje ele é o ponto alto da abertura do ano letivo em Hogwarts porque, no banquete de abertura, os alunos recém chegados devem passar pela cerimônia da escolha das casas.
Antes de começar o banquete, os alunos antigos já estão sentados nas mesas referentes às suas casas, aguardando os primeiranistas.
Os novatos ficam enfileirados ao lado do Saguão e a professora Minerva McGonagall explica a importância da cerimônia. Cada aluno será direcionado para uma das casas, Gryffindor, Hufflepuff, Ravenclaw e Slytherin, e daí para frente, assistirão as aulas, usarão o dormitório, sentarão à mesa e passarão o tempo livre na sala comunal da casa para a qual forem escolhidos.
A professora também explica que cada casa foi fundada por um bruxo extraordinário e os alunos deverão se esforçar para ganhar pontos para suas casas no decorrer do ano letivo, pois no final do ano, a casa com maior número de pontos ganhará a Taça da Casa, que é uma grande honra.
Ao serem chamados, os novos alunos entram no esplêndido Salão, onde os demais estudantes já se encontram. A professora Minerva coloca então, um banquinho e sobre ele, um chapéu pontudo de bruxo. Um chapéu sujíssimo, remendado, esfiapado.
Para surpresa dos primeiranistas, o chapéu começa a cantar. Um rasgo junto a aba, funciona como a boca do chapéu.
Os outros alunos já sabem que todos os anos, o chapéu canta uma música que varia em tamanho e conteúdo. No quinto livro, por exemplo, ele adverte sobre os perigos que todos estão correndo e recomenda que todos se unam.
Enfim, em ordem alfabética, os alunos novatos são chamados para sentar no banquinho e colocar na cabeça o famoso chapéu.
Após um momento de consideração o chapéu anuncia alto, para todos ouvirem o nome da casa para onde vai o aluno. Este é então recebido pelos colegas de mesa da sua nova casa.

Considerações

Na verdade, o estudante, ouve, como Harry ouviu, as considerações do chapéu. Ele pode conversar silenciosamente com o estudante.
No dia da seleção de Harry, tudo o que ele queria era não pertencer à Slytherin. E o chapéu ponderou que, como o menino possuía bastante coragem, boa mente, talento, vontade de se provar, indo para Slytherin poderia ser grande.
Mas, Harry já ouvira falar sobre essa casa e não queria por nada pertencer a ela. Então, foi o que mais contou para que o chapéu o colocasse em Gryffindor.
Ao final da seleção, todos os anos, o chapéu volta para o escritório do diretor, onde passa o ano inteiro. Ele é relíquia de Godric Gryffindor mas talvez não possa ser considerado dessa forma porque já está impregnado pela personalidade dos outros fundadores.
Em Harry Potter e a Câmara Secreta, o chapéu desempenha papel critico, quando levado por Fawkes, vai em socorro de Harry carregando dentro de si a espada do grande bruxo Gryffindor. É com ela que Harry derrota o basilisco. Isso nos permite deduzir que tanto o chapéu quanto a espada sejam então, consideradas relíquias de Godric Gryffindor.
Na versão cinematográfica, a voz do Chapéu Seletor é de Leslie Phillips.

O Chapéu ajudando os alunos de Hogwarts
No segundo ano de Harry , quando ele estava em apuros na Câmara Secreta o chapéu ( a mando de Dumbledore ) aparece , junto com Fawkes e Harry retira a espada de Godric Griffyndor , essencial para matar o Basilisco

No ultimo Livro , Harry deixava uma tarefa para Neville , matar a cobra de Voldemort .Enquanto Voldemort tenta queimar o chapéu seletor sobre a cabeça de Neville , ele retira a espada do interior do chapéu e mata Nagini.

Nenhum comentário:

Postar um comentário