Translate

quinta-feira, 28 de março de 2013

Godric Gryffindor


Godric Gryffindor é um co-fundador da escola de Escola de Magia e Bruxaria de Hogwats, na saga Harry Potter da escritora inglesa J. K. Rowling. Gryffindor, descrito pelo Chapéu Seletor como "o Valente Gryffindor das Charnecas", foi um grande feiticeiro que, em conjunto com Salazar Slytherin, Rowena Ravenclaw e Helga Hufflepuff fundou a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Foi o fundador da casa Grifinória, dos corajosos e ousados. A coragem, bravura e respeito estão sempre acima de tudo. Como fundador da escola, acreditava que qualquer um que mostrasse habilidade mágica poderia estudar em Hogwarts. Era apaixonado por Rowena Ravenclaw e melhor amigo de Salazar Slytherin, também apaixonado por Rowena. O que é mais um motivo da richa entre a Grifinória e a Sonserina.
De acordo com Rowling, a escritora da saga, "Godric Gryffindor era o duelista mais competente do seu tempo e um grande lutador pelos direitos dos trouxas. Entretanto, o seu grande amigo, Salazar Slytherin, tinha uma ideia diferente. Para Slytherin o ensino da magia deveria ser restrito aos integrantes de famílias inteiramente de bruxos, não admitia que nascidos trouxas ou mestiços fizessem parte da escola, o que contrariava as concepções de Gryffindor e das outras duas fundadoras. Slytherin então saiu da escola, deixando uma câmera secreta com um Basilisco dentro; um Basilisco é o rei de todas as cobras, capaz de matar alguém com o olhar."

Chapéu Seletor
 Quando Hogwarts foi criada, os fundadores criaram as quatro casas para separar os alunos. Com o tempo, os fundadores ficaram imaginando como eles fariam para selecionar os alunos depois que já não estivessem por lá. Foi Gryffindor que teve a ideia de utilizar um Chapéu Seletor que era, na verdade, seu próprio chapéu de bruxo. Cada um dos fundadores o enfeitiçou para que absorvesse um pouco de cada uma de suas personalidades e características, e assim todos os alunos que vieram depois da morte dos fundadores são escolhidos através do Chapéu Seletor. Observação: O chapéu seletor leva em consideração o pedido do bruxo, por exemplo, Harry Potter quase foi selecionado para a Sonserina (devido ao pedaço da alma de Lord Voldemort residente nele), mas, como não queria pertencer a essa casa, foi colocado na Grifinória, onde realmente devia ficar.

A Espada de Gryffindor
 É uma espada de prata, com o punho cravejado de rubis, onde está escrito o nome de Godric Griffyndor. Aparece pela primeira vez em Harry Potter e a Câmara Secreta, onde é usada por Harry para destruir o Basilisco e também no último livro Harry Potter e as Relíquias da Morte, onde é usada na destruição das Horcruxes. Só um verdadeiro membro da Grifinória pode segurá-la. Foi feita por duendes, tendo uma lâmina mágica que absorve somente o que lhe fortalece. A Espada de Gryffindor também é uma das únicas armas que podem destruir as Horcruxes, pois quando Harry Potter apunhalou o Basilisco na Câmara Secreta, a espada absorveu o veneno do basilisco, que é tão forte que só pode ser curado com lágrimas de Fênix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário